Armazenamento e transporte de sementes: dê mais atenção aos processos
Publicado em: 30/08/2019
Para uma boa qualidade da semente é necessário atentar ao seu transporte e armazenamento

O transporte das sementes pode não preocupar tanto o produtor na hora de escolher um produto, mas deveria ser um item essencial em sua lista. Você sabia que o transporte rodoviário - por longas distâncias - pode resultar em reduções de vigor e de viabilidade das sementes? Isso se dá devido ao aumento nos índices de deterioração por umidade e de danos mecânicos.




Você precisa estar ciente de que as sementes de soja são organismos vivos e sensíveis, e que exigem cautela durante seu armazenamento e transporte. Quando elas são transportadas da empresa, para o local onde são vendidas, é extremamente importante observar se as condições ambientais estão adequadas para manter a qualidade fisiológica até o momento da semeadura.




Entre tantas coisas que devem ser observadas durante o transporte, é muito importante evitar que a semente seja transportada no mesmo compartimento em que são levadas substâncias químicas que podem ser prejudiciais à sua qualidade, como herbicidas, por exemplo.




Outro cuidado, que parece mínimo, mas é ideal que seja respeitado, é a proteção em caminhões graneleiros. Eles devem ser protegidos por lonas impermeáveis - e com algum tipo de isolante térmico.




- A umidade e as altas temperaturas são extremamente prejudiciais às sementes. Durante a armazenagem e o transporte isso deve ser observado, para evitar a perda de vigor e germinação. Desta forma, para evitar problemas, algumas medidas devem ser tomadas:


- Para o transporte é necessário atentar para a exposição das sementes a altas temperaturas e chuva;


- Durante o processo de armazenamento o local deve ser limpo, bem ventilado, seco e com temperatura amena, de preferência não ultrapassando 25ºC e a umidade relativa de 70%;


- As embalagens das sementes nunca devem ter contato direto com o piso nem devem ficar escoradas contra a parede. Elas devem ser empilhadas em estrados, para melhorar a ventilação e evitar a absorção de umidade;


- Sementes de diferentes lotes devem ser mantidas bem identificadas e separadas, tanto no transporte como no armazém.



Caso você, produtor, não tenha as condições favoráveis na sua propriedade, sugerimos que somente as retire do armazém do seu fornecedor o mais próximo possível da época de semeadura. Observe que a umidade do ar pode ser suficiente para ativar o reinício das atividades do embrião, se o oxigênio e a temperatura forem suficientes.



A respiração das sementes, aliada à de insetos e de micro-organismos, provoca o aquecimento da massa de sementes, e isso pode reduzir drasticamente a viabilidade delas. Então, para que se conserve o poder germinativo e o vigor das sementes mantenha elas sempre em um ambiente seco e frio. Quanto mais seco e mais frio, dentro de certos limites, maiores as possibilidades de se prolongar a conservação das sementes.



Por que escolher a Cambaí?


Porque a Cambaí não só enxerga os problemas, como também encontra suas soluções. Segundo o coordenador de logística, Alfredo Pereira dos Santos a Cambaí não teve uma frota própria desde o começo, mas quando as necessidades de seus clientes começaram a ser negligenciadas, seja por atrasos ou avarias, ela tomou uma decisão.



"Os nossos motoristas recebem treinamentos especiais e inúmeras recomendações antes de partir, como, por exemplo, a de nunca carregar seu caminhão com muita antecedência. Uma carga de sementes é muito delicada e requer cuidados específico, por isso os nossos caminhões recebem as sacas apenas no dia que saem ", enfatiza Alfredo.



Sobre esses cuidados, ele destaca: "O nossos caminhões são equipados apenas com cintas para amarração, pois as correntes rasgam as sacarias. Além do mais, a lona de cobertura é reforçada e no nosso carregamento envolvemos todos os bags com papelão. O veículo ainda é envelopado com uma lona extra, para adicionar mais proteção às sementes".



Em época de safra a Cambaí também terceiriza motoristas, porém, nesse time todos também recebem treinamentos e recomendações. "Todos os nossos motoristas, terceirizados ou não, sabem o que fazer na estrada. Eles sabem que as condições climáticas interferem na carga e que por isso não podem ficar parados por muito tempo" afirma o coordenador.



Quanto aos riscos que os produtores correm comprando sementes avariadas na entrega, Alfredo chama a atenção. "De forma visual, o consumidor final não sabe se a semente perdeu qualidade ou vitalidade, ele só vê algum dano se a sacaria estiver rasgada. Nós prezamos por entregar qualidade em todas as etapas".



A Cambaí preza pela qualidade e a segurança de suas sementes, da pré produção a entrega, e é por isso que o transporte das sementes faz parte do controle de qualidade: porque a forma como elas chegam aos clientes e colaboradores faz toda a diferença.


Compartilhar